Você vai precisar de mais recurso
Recursos são o combustível necessário ao crescimento das empresas e você sempre precisará controlar a sua utilização, gerir os investimentos e buscar alternativas quando as tradicionais (bancos de varejo) não se mostrarem atrativas, o que é bastante usual.
Engana-se o empreendedor que acredita precisar de recursos externos apenas na fase inicial da empresa, até o ponto de equilíbrio ser superado. A cada nova fase da organização haverá a necessidade de novos investimentos e, com isso, você deverá buscar formas de suprir as demandas de sua empresa.
Empresas já constituídas têm mais facilidades para acessar linhas de crédito, financiamentos e até conseguir investimentos públicos, mas sempre precisarão mostrar as contrapartidas e garantias aos “donos” do dinheiro.
Médias ou grandes empresas não crescem apenas com o próprio fluxo de caixa. Os gestores financeiros destas empresas têm o papel de buscar o melhor acordo possível, as melhores taxas de juros e condições de pagamento, pois o caixa continuará a ser o rei sempre, inclusive quando sua empresa crescer.
Isso significa que você deve priorizar a liquidez, mas também poderá contrair dívidas quando estas se mostrarem alternativas mais interessantes que o investimento de recursos próprios.
Às vezes surgem linhas de financiamento de longo prazo, principalmente com incentivos públicos e via bancos de investimento ligados ao governo, com carência e juros mais baixos que os praticados no mercado.
O gestor financeiro da empresa deve não só monitorar essas linhas de crédito, mas estar preparado para rapidamente submeter toda a papelada, plano de negócios, plano de investimentos etc. para solicitar tais recursos.
O fato é que sua empresa deverá ter pessoas com capacidade e boa articulação e poder de negociação na área financeira.
Os empreendedores, muitas vezes, deixam gestores não tão bem preparados gerindo as finanças e isso pode ser um desastre, pois além de não aproveitar oportunidades de captação de recursos de maneira competitiva, pode impedir o crescimento organizado da empresa.
Por isso, você, como empreendedor, deve dar a devida atenção a quem colocará no comando financeiro da empresa. Não basta apenas ser de confiança.
A pessoa tem que ter competência e entender da área, caso contrário suas decisões poderão ser extremamente prejudiciais para a saúde do negócio.
Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.