Quem empreende no final de semana deve pensar grande
Pensar grande é quase sempre uma condição essencial para o sucesso como empreendedor. Como seu envolvimento, sacrifício e dedicação serão praticamente os mesmos pensando pequeno ou grande, o ideal é que pense grande, pois assim você ficará mais próximo do seu sonho.
A maioria dos empreendedores que pensam pequeno desenvolve negócios pequenos, que não vão além de uma experiência.
A atitude de pensar pequeno pode ser mais crítica em negócios de final de semana, que por si só já trazem uma conotação negativa na mente das pessoas, por considerarem o negócio de final de semana algo menos sério que o negócio em tempo integral.
Mas há negócios de final de semana muito bem geridos por empreendedores competentes, que não pensam tão grande, não querem ficar milionários, mas têm clareza das limitações do negócio criado e de onde querem chegar.
Não há nada de errado em querer ter uma empresa que não cresça desde que este seja o seu ideal de negócio e você tenha clareza de suas limitações e da exposição ao risco.
Um exemplo de risco é o que ocorre quando um negócio não evolui além do final de semana, pois a empresa fica muito susceptível à concorrência e pode deixar de existir rapidamente.
O dilema do crescimento faz parte do mundo dos negócios e por isso os empreendedores estão sempre em busca de novas ideias e inovações que farão seus negócios evoluírem.
Os negócios de final de semana não precisam ser tornar negócios em tempo integral para crescer. Podem crescer multiplicando o seu conceito e ganhando escala no próprio final de semana, através de franquias, representações, filiais etc.
Se não é esse o seu objetivo, então você busca o que se denomina de negócio estilo de vida. Aquela empresa que pode até ser a sua principal fonte de renda, mas com a qual você não quer maiores demandas, tais como aumento do número de funcionários e maiores responsabilidades.
É uma escolha só sua, porém saiba que negócios estilo de vida estão muito mais expostos ao risco que aqueles nos quais o empreendedor vê a empresa inicial apenas como um estágio do grande negócio que está criando.
Esta coluna foi escrita com base no livro “Empreenda nos finais de semana (e fique rico).