Blog

Planejar em equipes de três pessoas traz mais resultados; entenda

/

O planejamento de um negócio é tarefa árdua, que leva semanas ou até meses para ser concluída. Há quem diga que, na verdade, essa tarefa pode não ter fim, caso não seja estipulado um prazo final. Mas quem deve planejar na empresa? Apenas o empreendedor?

Como o planejamento demanda informações estratégicas que muitas vezes o empreendedor não gostaria de ver compartilhadas com muitas pessoas, não é raro encontrar empreendedores dedicando-se de maneira isolada ao plano de longo prazo de sua empresa.

O que aparentemente pode ser visto como uma proteção de informações ou segredos importantes, por outro lado pode levar a resultados pífios. E há pesquisas mostrando que existe um número mágico de pessoas que o empreendedor deve envolver nessa tarefa.

O plano de longo prazo pode ser mais bem feito se envolver mais de uma pessoa, mas também não deve envolver inúmeras pessoas. O número mágico encontrado pelos pesquisadores liderados por Steffen Keck do Insead é três.

Eles chegaram a essa conclusão após uma série de experimentos que envolviam escolhas e possibilidades, a partir do uso de quantias exatas de dinheiro e ainda aplicando vários tipos de jogos.

A principal preocupação dos pesquisadores era comparar o planejamento feito por apenas um individuo com aqueles feitos por grupos ou equipes.

No caso dos planejamentos feitos em grupos há maior neutralidade em relação à ambiguidade do que no caso dos planos feitos por uma só pessoa. Os grupos têm menos aversão à ambiguidade e isso pode levar a decisões mais claras e equilibradas.

Isso sugere que as equipes podem lidar melhor que os indivíduos em tarefas que envolvam probabilidades imprecisas, como é o caso do planejamento. Por mais bem feito que seja, sempre haverá variáveis incontroláveis.

Essas variáveis, quando analisadas de maneira individual, podem induzir a mais erros que nos casos de grupos, uma vez que há pessoas mais otimistas que outras e isso pode definir um plano mais ou menos ousado, usando apenas a intuição.

Aliás, é muito comum encontrar planos de negócios de empreendedores superanimados com as projeções de receita crescentes para a empresa. Quando questionados sobre as premissas que utilizaram para chegar ao resultado, muitos dizem que se basearam na experiência!

Quando o plano é feito em grupo talvez essa tendência de exagerar nos números seja mais bem controlada antes de apresentar o plano a interlocutores externos, tais como investidores, por exemplo.

Fica a dica: se você estiver elaborando o plano de negócios de uma nova empresa ou mesmo de uma empresa já existente cabe o envolvimento de mais duas pessoas-chave para que o seu plano saia mais realista. Talvez, com isso, haja mais chances de ser colocado em prática!

Compartilhe