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Pesquise o mercado para saber se sua ideia de negócio tem potencial


Muitas pessoas acreditam que o segredo do sucesso dos empreendedores decorre de uma ideia sensacional, aquela que ninguém pensou antes e que, por isso, o empreendedor conseguiu desenvolver uma empresa bem-sucedida. Mas isso é mito ou verdade?

É fato que empreendedores inovadores mudam os mercados e até criam novos nichos que não haviam sido identificados pela maioria. Mas esses empreendedores fazem parte de um grupo seleto no mundo todo.

O mantra dos negócios nos dias atuais é tratar a inovação como palavra-chave para que seja o centro das atenções do empreendedor. Com a inovação, você consegue se diferenciar da concorrência e, com isso, aumenta suas chances de fazer acontecer.

Mas como você pode saber se está criando algo inovador, se sua ideia vale a criação de um negócio, antes de colocá-la em prática? Esse é o dilema dos empreendedores que estão começando, pois é praticamente impossível prever se o que você está prestes a criar dará retorno certo.

O que se recomenda aos empreendedores é que busquem avaliar suas ideias com técnicas de análise de mercado e observação local onde se quer atuar para ver se a ideia que teve tem potencial de sucesso.

Transformar uma ideia em uma oportunidade é o desafio dos empreendedores e, caso você esteja pensando em criar uma empresa para atuar com venda ao consumidor final, por exemplo, você deveria se perguntar:

  1. Minha ideia é atrativa o suficiente para que uma pessoa compre um produto ou serviço decorrente do que pensei?
  2. Porque essa pessoa compraria esse produto ou serviço? Quanto estaria disposta a pagar?
  3. Quais outras empresas já fazem algo parecido e como o mercado está estruturado? Qual o tamanho do mercado que quero atender (número de pessoas, volume de dinheiro que movimenta etc.)?

E como você responde a essas perguntas? Com muita pesquisa, conversa com os potenciais clientes, visitando e praticando a experiência de compra nos estabelecimentos  concorrentes, fazendo e aplicando uma pesquisa de mercado estruturada.

Se você não sabe fazer uma pesquisa de mercado, pode contratar uma empresa para auxiliá-lo, o que às vezes inviabiliza o processo devido ao custo. Nesses casos, cabe buscar conhecimento em cursos, livros e na internet.

Há várias ferramentas e sites que disponibilizam instrumentos de pesquisa online a preços acessíveis. O importante é tentar saber se sua ideia vale um negócio antes de criar a empresa. Com isso você mensura melhor o risco e o potencial retorno de sua criatividade empreendedora.

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