Não comece um negócio sem antes responder a algumas perguntas
Se você está buscando criar um negócio e não sabe por onde começar, a seguir proponho um conjunto de questões simples que servirão de base para que sua ideia seja validada e se transforme em oportunidade.
Isso porque, em empreendedorismo, o que importa é identificar uma oportunidade de negócio (uma necessidade não atendida no mercado), já que uma ideia vaga não vai fazer a diferença.
Para que você tenha clareza quanto ao tipo de negócio pretende montar, responda:
Qual é o seu negócio?
Parece simples responder, não? Mas não é bem assim. A resposta tem de ser específica, como por exemplo: “Meu negócio é a prestação de serviços de limpeza corporativa para empresas de médio porte da capital paulista”.
Note que neste caso o negócio está bem definido e a empresa não atenderá residências, ou a micro e grandes empresas, nem clientes fora de São Paulo.
Admitindo que você já tenha clareza quanto ao tipo de negócio e produtos ou serviços que pretende oferecer, busque responder ainda às demais questões que apresento aqui:
O que você realmente vende?
Continuando com o mesmo exemplo anterior, seria simples dizer “serviços de limpeza”, mas não basta. Procure mostrar o seu posicionamento ou diferencial em relação à concorrência.
Pense em quesitos como qualidade, preço, durabilidade, confiança, pontualidade, eficiência, mas tome o cuidado para não querer ser bom em tudo, pois é difícil. Veja o que a clientela busca, o que a concorrência não faz e tente oferecer algo que preencha esta lacuna.
A terceira questão que proponho refere-se ao mercado-alvo:
Você consegue identificar com clareza qual é o seu mercado?
Explico: qual o nicho específico de mercado, setor, região, perfil de consumidor? A dica é você identificar o perfil de um cliente-alvo e, a partir daí, tentar levantar o tamanho do mercado em reais e em número de clientes potenciais.
Não basta falar que o mercado é o Brasil todo, que envolve 190 milhões de pessoas. Isso simplesmente não funciona. A dica aqui é focar em um “pedaço do bolo” e tentar conquistá-lo.
Se o negócio é uma drogaria de uma pequena cidade com 30.000 habitantes, o seu dono deve saber com quais outros negócios vai concorrer e qual o índice médio de consumo da população local, lembrando que a segmentação pode ainda ser feita por idade (crianças, adultos e idosos), sexo, padrão de renda etc.
Mas onde conseguir estes dados para a sua cidade? No site do IBGE há uma vasta quantidade de informações sobre a população brasileira. É um bom ponto de partida.
Para finalizar, antes de se aventurar no mundo dos negócios, procure ficar atento às tendências do mercado.
Muitos empreendedores brasileiros têm tido sucesso ao inovar e se antecipar à concorrência. Pense em como você pode fazer o mesmo, observando com curiosidade o que ocorre ao seu redor.
Identifique deficiências no mercado e pense em soluções para eliminá-las. É dessa forma que você poderá transformar uma simples ideia em uma oportunidade de sucesso.