Modelos de referência inspiram novos empreendedores
Se você perguntar a um americano quem foi Marilyn Monroe, 96% da população adulta saberão alguma informação ou fato referente à celebridade. E isso ocorre com outras celebridades, mortas ou vivas.
É o caso de Oprah Winfrey, admirada pelo povo americano, em especial as mulheres.
Porém, ao serem questionados sobre um exemplo de empreendedor de sucesso e, ainda, se sabiam quem foi Steve Jobs, apenas 50% da população adulta responderam conhecer o empreendedor, que é um mito para os mais envolvidos com o empreendedorismo.
E isso ocorre na sociedade americana, que costuma cultuar como deuses seus empreendedores, pois acreditam que estes são os principais protagonistas geradores de riqueza e promoção do crescimento econômico.
Esses dados inusitados foram obtidos em uma pesquisa realizada pela Fundação Kauffman, umas das principais entidades que apoiam e promovem o empreendedorismo nos Estados Unidos, em Outubro de 2013.
A conclusão do estudo é que eles, os americanos, precisam intensificar o uso de modelos de referência nos cursos de empreendedorismo para motivar novos empreendedores, principalmente os jovens, a se inspirarem em suas histórias.
Trata-se de um mecanismo poderoso e que, de fato, ajuda muitos empreendedores em potencial a entender e conhecer mais a fundo o que pensa e como age um empreendedor.
No Brasil, isso também se faz necessário, já que nossos empreendedores que mais se destacam também são eventualmente os que podem ser considerados celebridades e, naturalmente, acabam tendo maior exposição na mídia.
Uma maneira de disseminar a ideia de identificar e divulgar modelos de referência em empreendedorismo é o desenvolvimento de estudos de caso sobre empreendedores e depois utilizar esses casos em sala de aula.
Melhor ainda quando o próprio empreendedor pode visitar a sala de aula e proferir uma palestra sobre sua trajetória. Isso pode ser feito em todos os níveis de educação formal, da fundamental à universitária.
Porém, defendo ainda que, além de mostrar empreendedores conhecidos ou reconhecidos por seu sucesso em nível nacional ou até internacional, cabe trabalhar também os modelos de referência próximos do público-alvo.
Ou seja, aqueles empreendedores do seu bairro, cidade, região e com quem você eventualmente cruza no supermercado, em eventos, festas, restaurantes etc.
Além de mostrar aos futuros empreendedores que empreender é algo típico de seres humanos de carne e osso iguais a eles, identificar modelos de referência também estimula o empreendedor regional a continuar sua jornada.
Vale lembrar que, além de fazer acontecer em seu negócio, ele tem a responsabilidade de continuar a inspirar as novas gerações.
Isso porque o legado deixado por todo empreendedor é sua história, realizações, exemplos, valores e crenças e não apenas os bens materiais que conquistou.