Escolha bem os primeiros funcionários de sua empresa
Todo empreendedor, após ter clareza do negócio que vai criar e decidir colocar em prática seu sonho, precisa montar a equipe inicial que dividirá com ele o desafio de tirar do papel a ideia de negócio.
Trata-se de uma atividade aparentemente simples, mas que pode definir o futuro do negócio. Se a equipe inicial não estiver em consonância com o que pensa o dono, o negócio tende a fracassar muito rapidamente.
Isso porque a cultura corporativa se molda a partir dos primeiros funcionários da empresa. E eles precisam estar em sintonia, acreditar no modelo de negócio, confiar uns nos outros, mostrar comprometimento e sede de crescer.
Não é raro que conflitos ocorram muito rapidamente em qualquer negócio. Para evitar que isso se torne rotina, as reuniões iniciais com todo o time e a discussão do modelo de negócio devem ser prioridade antes de qualquer análise de processos operacionais.
Aos funcionários precisa ficar claro qual é a estratégia da empresa e, mesmo que não concordem 100%, precisam se mostrar interessados em testar o modelo. Isso porque nenhum modelo conceitual ou estratégia é infalível e só se mostrará viável ou não após colocado em prática.
Em conversa com empreendedores que estão estruturando seus negócios observo que os dilemas iniciais de muitos deles são parecidos.
E por incrível que pareça convencer a equipe inicial e ter um time coeso e em consonância com o pensamento dos sócios é um desafio que se apresenta à maioria dos negócios em formação.
Um deles me disse claramente “O mais difícil é a venda interna”, ou seja, que vender para os clientes aparentemente é até mais simples que vender uma ideia para um time que não está em sintonia com os donos.
Conforme o negócio cresce, se este tipo de situação se perpetua, os desafios se tornam quase intransponíveis. As empresas perdem tempo e dinheiro em discussões internas e muitos negócios chegam a quebrar influenciados fortemente por tal situação.
O recado que fica aos empreendedores que estão estruturando um negócio agora é colocar metas para o time logo de início e sentir se estão realmente dispostos a tentar ir atrás.
Você deve ainda lembrá-los que todos estão no mesmo barco, que você e seus sócios acreditam no modelo e querem testá-lo, mesmo sabendo que podem errar.
Isso é o que fazem os grandes empreendedores. Não se prendem a premissas pré-concebidas ou modelos claramente testados.
Eles querem inovar e fugir do lugar comum. E, quando o fazem, correm riscos, contrariam o óbvio e, se a equipe não estiver em ressonância, pensando na mesma frequência, talvez seja melhor buscar novos integrantes para a fase inicial do negócio.