Como manter o foco no início de um negócio
Um dos mantras do empreendedorismo é que o empreendedor deve manter o foco no início de qualquer empresa. Sempre haverá exceções a essa regra, mas é um fato que se aplica à maioria dos casos.
Por outro lado, os empreendedores mais criativos, justamente por ter essa característica, encontram muita dificuldade em manter o foco, já que têm ideias a todo o momento.
E matar a criatividade é tudo que um empreendedor não quer. Pelo contrário, já que pode ser a partir da criatividade que a inovação surja e faça do negócio uma empresa de sucesso.
Esse desafio de manter o foco pode ser aos poucos superado se o empreendedor e sua equipe buscarem organizar o ambiente organizacional, a partir da mesa de trabalho. Parece algo simples e é.
Isso foi constatado pelas pesquisadoras Boyoun Chae da University of British Columbia e Rui Zhu da Cheung Kong Graduate School of Business na China.
Em um experimento no qual pessoas ficaram sentadas a uma mesa de trabalho bagunçada, elas se mostraram 10% mais frustradas e até mais cansadas ao responder questões numa tarefa de combinar palavras e cores.
Esse percentual foi obtido ao se comparar com aquelas pessoas submetidas ao mesmo experimento, porém em uma mesa de trabalho organizada.
Os resultados só comprovam o que intuitivamente todos sabemos, mas que nem sempre levamos à risca. O fato de o ambiente ser bagunçado leva a uma sensação de menor controle, mais liberdade e, com isso, facilita a distração.
O contrário leva a uma maior concentração. Empreendedores mais experientes conseguem ter um alto senso de controle, principalmente quando estão sob pressão ou precisam desenvolver uma atividade crítica.
Os novos empreendedores aprendem com o tempo a adquirir tal habilidade, porém poderiam se inspirar nos resultados do estudo para tentar otimizar seu tempo e ainda realizar as atividades com foco total.
Além de o foco ser importante para a realização do que é prioridade, pode ser aplicado no contexto da própria empresa em fase inicial, evitando tentar fazer diversas atividades ou atuar em diferentes mercados com um portfolio extenso de produtos.
No início de qualquer negócio, os recursos (humanos, financeiros etc.) são escassos e, por isso, focar pode ser a chave para vencer os primeiros anos, considerados os mais críticos de qualquer empresa.
Por outro lado, dificilmente será a mesa bagunçada que estimulará a criatividade e trará inovação à sua empresa. É mais provável que a desorganização traga mais problemas que soluções ao negócio.