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Como criar um plano de negócios sem mistérios: parte 2

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Na coluna anterior, falei do processo empreendedor e da importância do plano de negócios para a estruturação de uma ideia e transformá-la em oportunidade. Agora, vou tratar do passo a passo para se desenvolver um plano de negócios sem mistérios.

Percebe-se, pela análise do processo empreendedor, que o plano de negócios pode e deve também ser utilizado após a constituição do negócio. Desta forma, caberá ao empreendedor revisar e atualizar seu plano de negócios periodicamente para garantir que a execução da estratégia de negócios ocorra de maneira adequada.

O prazo para essa revisão pode variar dependendo do tipo de negócio e do mercado no qual a empresa atua. O empreendedor deve ter em mente que o plano de negócios deve ser revisto assim que uma premissa importante utilizada nas projeções de seu plano mudar.

Premissas importantes podem ser: variação na taxa de crescimento do mercado, entrada de novos concorrentes no mercado, mudança na legislação que afeta diretamente o seu negócio, revisão de uma parceria estratégica, conquista ou perda de clientes importantes (que representam percentual considerável do faturamento da empresa: 10, 20, 30%) etc.

Planeje atividades e tarefas

Não há regra rígida ou metodologia única para se desenvolver um plano de negócios, mas um bom ponto de partida é planejar as atividades que deverão ser desenvolvidas, incluindo tarefas, responsáveis, prazos e resultados almejados. Isso facilitará na obtenção do seu plano de negócios dentro de um prazo razoável de forma que você possa controlar as atividades.

Dificilmente o plano de negócios será desenvolvido em uma única sequência de passos. É provável que muitas interações ocorram e, após algumas seções serem concluídas, você julgue necessário revisá-las novamente quando algum tópico que se aplica a mais de uma seção tenha sido alterado.

É importante que se tenha clareza do nível de detalhe que se busca para o plano e se estabeleça um prazo para concluí-lo. Caso contrário, você nunca obterá uma versão final para o seu plano de negócios.

Oportunidade, mercado, público e concorrentes

Uma possível sequência para o desenvolvimento de um plano de negócios é iniciada pela análise da oportunidade (seguindo o processo empreendedor) e em seguida passa-se para uma rigorosa análise do mercado, do público-alvo e dos concorrentes. A partir daí você poderá se dedicar a definir:

a) o seu modelo de negócio (o que vender, o que é o negócio, como vender, para quem, a que preço, o plano de marketing…) e projeções iniciais de receita;

b) investimentos iniciais necessários,

c) necessidade de recursos humanos,

d) projetar custos, despesas e receitas ao longo do tempo,

e) fechar o modelo de negócio cruzando necessidade de recursos com resultados,

f) criar os demonstrativos financeiros,

g) fazer análises de viabilidade por meio de índices de retorno sobre investimento, rentabilidade etc.,

h) revisão completa de todos os passos,

i) concluir a redação do plano e fechamento do modelo.

Note que todos os passos indicados podem ser feitos sem você necessariamente se dedicar, logo de início, à escrita completa do plano de negócios.

Crie uma planilha eletrônica e faça simulações

Os passos listados acima sugerem que você crie uma planilha eletrônica com várias pastas interligadas. Assim, quando uma determinada variável crítica do seu plano de negócios for alterada, todas as pastas que dependerem desta variável serão automaticamente atualizadas.

Exemplo: um vendedor típico de determinado negócio no interior da Bahia pode visitar 20 clientes por mês e tem uma taxa efetiva de venda de um kit padrão de produtos de cinco clientes diferentes ao mês. Assim, para cada vendedor contratado você terá em sua planilha, em média, cinco novas vendas/mês.

Essa variável deveria influenciar custos com compras de matéria-prima, divulgação, contratação de pessoal, receita etc. Use esta mesma lógica para toda variável que julgar relevante em seu plano de negócios e assim o seu trabalho ficará mais efetivo.

Procure analisar em detalhes a planilha do plano de negócios do Tourbr.com (que acompanha o livro “Plano de negócios, seu guia definitivo” e está disponível gratuitamente na seção de downloads do site www.josedornelas.com.br) e então faça a sua própria planilha utilizando a do Tourbr.com como exemplo ou ponto de partida.

Esta coluna foi escrita com base no livro “Plano de negócios, seu guia definitivo”

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