Blog

Busque aumentar receita em vez de cortar custos no início do negócio

/

Para conseguir aumento dos lucros, as empresas têm sempre duas opções: aumento de receita ou diminuição de custos. Às vezes, algumas conseguem ambos os objetivos, o que é bem mais difícil.

Cortar custos não é uma necessidade apenas de empresas maiores. As empresas de menor porte, porém, preocupam-se mais com o crescimento da receita no início do negócio até entrarem no ritmo de negócios já estabelecidos.

Essa estratégia geralmente se mostra acertada, pois você precisa conquistar mercado na fase inicial de desenvolvimento da empresa. O problema é que o crescimento acelerado quase sempre é caótico e desorganizado. Mas, se a empresa está conseguindo resultados, a última coisa que o empreendedor vai se preocupar é em cortar custos, já que suas atenções estão voltadas para o aumento da receita.

Por isso, cortar custos é algo problemático para empresas em crescimento (na verdade, para empresas em quaisquer estágios de desenvolvimento). As empresas em crescimento têm muito a evoluir na estruturação dos seus processos de negócios e quando conseguem aperfeiçoar tais processos a redução de custos torna-se um desafio maior.

Apesar disso, as empresas sempre partem para a redução de custos quando precisam de resultados imediatos e as receitas não crescem como o esperado. É a sina do administrador de empresas e o vício dos executivos: se o negócio não cresce na linha superior do fluxo de caixa (receita), eles tentam diminuir os dispêndios com o negócio para que o resultado final seja positivo.

Você com certeza tem ou terá este desafio na sua própria empresa, mas não se esqueça de que metas de redução de custos trarão resultados de curto prazo. Se você quer ver o seu negócio prosperando, não basta reduzir custos, deve-se implantar uma estratégia que busque sempre o aumento de receita!

Essa é a essência por traz das empresas que se tornam referências em seus mercados: o desejo constante de crescer e o pensar grande, que são sinônimos da cultura empreendedora que deve ser disseminada por toda a organização.

Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

Compartilhe