Aproveite o almoço e o café para criar oportunidades e fazer negócios
Muitos empreendedores envolvem-se tanto com o dia a dia de suas empresas que se esquecem de uma atividade crucial: o relacionamento com o ambiente externo. Manter uma agenda de reuniões externas não serve apenas para você atender clientes atuais ou em potencial, mas também para trocar ideias sobre o seu negócio e o mercado onde está atuando.
Uma das formas comuns no mundo dos negócios de praticar uma agenda produtiva de reuniões externas é a realização de almoços de negócios. Você tanto pode ser convidado, como deve convidar pessoas para esta finalidade.
Como no início de toda empresa os compromissos financeiros não são poucos, alguns empreendedores preocupam-se mais em poupar recursos (evitando almoços frequentes) e com isso podem estar perdendo grandes oportunidades de negócios.
O investimento é pequeno se você pensar nas possíveis recompensas. Na maioria das vezes, você e o seu convidado pagarão cada um a sua parte do almoço, mas se você convidou um cliente ou alguém com quem quer obter informações importantes, é de bom grado que se prontifique a pagar sozinho a conta.
Escolha um local agradável, ideal para conversar
Uma boa sugestão é definir um restaurante com ambiente agradável para se conduzir a conversa em privacidade e, é claro, que tenha uma boa comida, bons vinhos (outra tendência que veio para ficar é o consumo de vinhos em almoços/jantares de negócios) e um bom atendimento.
Se você passar muitas semanas com respostas vagas à pergunta “Com quem você vai almoçar hoje?” reprograme sua agenda e pratique seu networking, já que ser empreendedor também é saber se relacionar com as pessoas.
Além de almoços, também tem sido comum um cafezinho ou mesmo o café da manhã, mas não aquele de padaria, simples (nada contra o café de padaria, o problema é que o ambiente nem sempre é o mais propício para uma conversa em privacidade).
Hoje em dia há casas de café especializadas, aonde você prova um bom espresso gourmet. Menos comum, mas que também ocorrem são os jantares. Nesses casos, é mais provável que sejam em grupos, em confrarias, recepções etc.
O fato é que você, como empreendedor, não pode se prender apenas ao ambiente interno de sua empresa ou ficará ausente dos acontecimentos importantes que podem ocorrer no seu setor e perder oportunidades de fazer bons negócios.
Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.