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A influência das filhas na responsabilidade social dos pais donos de empresas

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O papel dos presidentes de grandes empresas no mundo atual não se restringe apenas a trazer resultado financeiro para o negócio. Cada vez mais, a responsabilidade social das empresas geridas por eles é tida como uma métrica importante e muito discutida no mundo corporativo.

Devido a essa importância, há muitos estudos e rankings internacionais que buscam mensurar o nível de responsabilidade social das empresas e entender o que leva algumas se sobressaírem em relação a outras nesse quesito.

Um estudo inusitado, que analisou a responsabilidade social corporativa das empresas da lista S&P 500 (Standard & Poor’s 500), mostrou que presidentes de empresas que possuem pelo menos uma filha tendem a gerir empresas com índice de responsabilidade social maior que aquelas geridas por presidentes sem filhas.

A pesquisa foi realizada por Henrik Cronqvist, da Universidade de Miami, e Frank Yu, da Escola de Negócio Internacional China-Europa. O resultado mostra ainda que se os presidentes possuem filhos homens essa tendência não se apresenta tão acentuada.

O que mais chama a atenção é que, nesse caso, o que se está provando não é a influência dos pais sobre os filhos (como discutido na coluna da semana passada), mas o contrário, como a filha pode influenciar positivamente um comportamento socialmente responsável do pai.

Segundo os pesquisadores, os resultados de seu estudo estão em consonância com a literatura de pesquisas relacionadas a dados econômicos, de psicologia e sociologia, já que sugerem que as mulheres tendem a dar mais atenção e se preocupar mais com o bem-estar de outras pessoas na sociedade que os homens.

Assim, as filhas podem influenciar na intensificação desse tipo de atitude junto aos pais. O estudo, infelizmente, não mediu se o efeito das filhas sobre as mães é o mesmo, devido a amostra de presidentes mulheres no ranking S&P 500 ser muito pequena para a análise (apenas 14 mulheres presidentes do total de 379 presidentes participantes da pesquisa).

O intrigante desse estudo é que chega a ser surpreendente que essas pessoas muito poderosas – os presidentes das maiores empresas do mundo – possam ser influenciadas por seus filhos ou, no caso, as filhas.

O lado bom disso tudo é que essa influência é benéfica e faz com que as empresas por eles geridas preocupem-se mais com o bem-estar das pessoas e não apenas com o lucro.

Se você se preocupa com a responsabilidade social praticada pela empresa onde você trabalha ou pretende trabalhar, cabe saber se o presidente possui uma filha. Se ele possuir ao menos uma filha, a probabilidade de a responsabilidade social da empresa ser mais efetiva é maior.

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