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Produtos com preços redondos atraem mais interessados

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Em momentos de crise ou mesmo de crescimento econômico, todo empreendedor tem em mente um mantra insubstituível: vender mais. Um dos requisitos para acelerar ou estimular as vendas encontra-se na precificação correta dos produtos. Trata-se de técnica e talvez um pouco de arte.

Em textos anteriores já comentei sobre a magia dos preços terminados em 99 e ainda da influência das percepções dos consumidores sobre o preço arredond,ado ou exato ao comprarem um produto.

Como o tema está intimamente ligado ao dia a dia dos empreendedores, vários pesquisadores tentam descobrir fatos novos para usar como base na definição de estratégias mais assertivas de precificação de produtos.

Um novo estudo, realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade Cornell (EUA), liderados por Matt Backus, mostra que a precificação usando números redondos ajuda você a vendar mais rápido, mas sabendo que terá que conceder um desconto maior ao comprador.

Para comprovar a tese, eles analisaram milhões de transações online no site eBay e constataram que ao precificar um produto como múltiplo de 100, por exemplo, as ofertas de compra ocorrem de 6 a 11 dias mais cedo do que aquelas para produtos com preços precisos ou não arredondados.

E, ainda, os produtos com preços redondos tendem a receber mais ofertas de valores menores que o listado e acabam vendendo a preços 6% a 8% mais baixos, porém, com maior probabilidade de venda (até 5% mais) que os produtos similares listados a preços exatos (valores não redondos).

Eles argumentam também que resultados similares foram obtidos ao analisar transações imobiliárias, ou seja, imóveis com preços redondos tendem a vender mais rápido, mas com preço final menor ao se comparar com similares precificados com números exatos.

A conclusão dos pesquisadores é que, ao precificar um produto com números redondos, você sinaliza indiretamente ao potencial comprador que está disposto a vender a um preço menor e também mais rápido.

O consumidor ainda percebe, intuitivamente, que produtos com preços exatos (não redondos) tendem a vender a um preço final mais próximo do estipulado inicialmente ou sem possibilidades de grandes descontos.

Em época de busca de alternativas para vender mais, os empreendedores deveriam considerar tais resultados para rever a estratégia de precificação de seus produtos em estoque, principalmente aqueles de que deseja se desfazer rapidamente para gerar caixa.

O estudo foi feito para uma realidade diferente da brasileira, mas é bem provável que algo similar aconteceria se fosse realizado em grandes sites locais. O recado para os empreendedores é que se trata de algo simples e de fácil implementação em qualquer empresa. Por que não tentar e analisar os resultados para o seu próprio negócio?

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