Convença pessoas a responder pesquisas de mercado com um truque simples
Quantos de nós já precisamos em um determinado momento contar com a ajuda de várias outras pessoas para responder pesquisas, completar formulários, questionários etc.? O mais comum a fazer nesses casos é enviar tudo por e-mail, mas o que mais dá certo é algo mais simples e muito eficaz.
Segundo o que foi relatado pelo blogueiro Kevin Hogan, da Harvard Business Review, o pesquisador Randy Garner realizou um experimento demonstrando que ao deixar notas escritas à mão em pequenos pedaços de papel os destinatários dão mais atenção à requisição.
No experimento realizado com professores, 58% dos participantes ficaram mais propensos a responder a um questionário quando a requisição era deixada em sua mesa através de uma pequena anotação feita à mão em pedaço de papel.
Em outro experimento similar, as mesmas anotações à mão em pedaços de papel levaram as pessoas a responderem mais rapidamente e em mais detalhes.
A conclusão do pesquisador é que as anotações à mão em pequenos pedaços de papel não apenas chamam a atenção das pessoas, como criam uma conotação de favor especial, único e importante.
O resumo é que as pessoas se sentem especiais e não apenas um número estatístico ao receberem tais requisições.
O interessante é que, no mundo atual, no qual a tecnologia está presente em todas as situações, tais atitudes mais personalizadas são cada vez mais raras.
No caso dos empreendedores, há ainda os que tentam usar a tecnologia para criar a personalização, como aqueles e-mails que você recebe corretamente direcionados ao seu nome. No início, pareceriam algo especial, mas hoje já sabemos que a solução é devida a um algoritmo de software amplamente difundido nos aplicativos de mala direta.
Mesmo assim, com o esforço cada vez maior de tentar mostrar às pessoas que elas são especiais e que fazem parte de um grupo seleto ou um nicho especial, o desafio atual é fazer tal abordagem de maneira a convencer o seu público que o intuito é verdadeiro.
Por isso que o olho no olho, o contato pessoal e a ligação telefônica direcionada àquela pessoa com quem você quer tratar de um assunto importante ainda são essenciais.
Não se trata aqui de menosprezar a tecnologia, mas de lembrar que o contato pessoal e a atenção individualizada, mesmo quando demonstrada através de uma simples anotação à mão em um pedaço de papel, ainda fazem muita diferença.
Aos que estão iniciando no mundo dos negócios ou pensam em criar suas empresas nos próximos meses, vale lembrar que a maioria dos empreendedores bem-sucedidos sempre cita as pessoas como sendo o seu principal ativo. E isso não deve mudar tão cedo, ou seja, tratá-las de maneira especial não deve ser considerado um fardo ou algo contra produtivo.