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Empreender na empresa estabelecida

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Quem é mais empreendedor: aquele que cria uma empresa ou aquele que gerencia uma empresa estabelecida? O que é mais difícil, empreender um novo negócio ou empreender no mundo corporativo? Qual a diferença entre o empreendedor e o administrador? E o que diferencia o empreendedor do empresário?

Perguntas que muitas pessoas têm condições de responder, mas não são necessariamente simples, já que a maioria relaciona o empreendedorismo ao ato de criar e gerir a própria empresa. Essa confusão, ou esquecimento, ocorre também com os empreendedores do próprio negócio.

Muitos deles esquecem que o ato de empreender é amplo e não se limita apenas à criação da empresa. Conforme sua empresa se desenvolve você pode e deve se comportar como um empreendedor corporativo, que busca inovar na empresa estabelecida.

Mais que isso, você deve incentivar o surgimento de novos empreendedores em seu negócio para não deixar morrer a cultura empreendedora na sua (agora média/grande) empresa.

Para isso, há que se criar um projeto de desenvolvimento do empreendedorismo corporativo na sua empresa.

Alguns dos processos e ações críticas que você deve implantar para que o empreendedorismo corporativo seja sistematizado na organização são listados a seguir para que você analise e, caso ainda não tenha alguns deles implantados em seu negócio, considere fazê-lo para o bem do futuro do seu negócio.

  • Uso adequado de recompensas/reconhecimento: sua empresa precisa criar critérios que estimulem a inovação não só no curto prazo, mas principalmente com projetos de longo prazo.
  • Suporte gerencial a ações empreendedoras: não basta dizer que as pessoas devem empreender na sua empresa, elas precisam de condições e apoio para fazer acontecer.
  • Disponibilidade de recursos (e tempo): sem políticas claras de investimentos em projetos inovadores e sem a permissão/estímulo para seus funcionários se envolverem com a inovação nada acontecerá.
  • Otimizar estrutura organizacional: uma empresa com estrutura plana, com poucos níveis hierárquicos, com facilidade de comunicação, é a que tem melhores condições de fazer o empreendedorismo corporativo acontecer.
  • Assumir riscos calculados: projetos ousados geralmente possuem risco maior. Se não houver estímulo ao risco, dificilmente as inovações serão radicais. As eventuais falhas são inerentes ao processo.

Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

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