Crie metas e marcos para a sua empresa e comemore quando alcançá-los
É bem provável que o primeiro dia de seu primeiro negócio você jamais esquecerá. Alguns empreendedores chegavam a tirar cópia do cheque que recebiam do primeiro cliente para emoldurar. Com os pagamentos feitos cada vez mais em cartão de crédito, isso perdeu um pouco do glamour.
Exageros à parte, este é um exemplo de marco para o empreendedor que deve ser comemorado. É a primeira vitória de muitas que virão pela frente.
Os empreendedores, por serem geralmente comprometidos com o seu negócio, acabam por se envolver em demasia com o dia a dia e se esquecem de observar momentos importantes e celebrar as pequenas vitórias. Parecem não se contentar com o que conquistaram, pois sempre querem mais.
Os mais experientes, que já passaram por muitos desafios e conquistaram realizações, não raro dizem que curtir a jornada é tão ou mais importante que conquistar o próprio objetivo em si.
Para transformar o dia a dia em momentos nos quais você possa curtir a jornada, não basta apenas pensar no assunto. Você precisa criar métricas simples, ou desdobramentos dos objetivos, para que sejam celebrados quando atingidos. E não se esqueça de comemorar quando estes resultados forem atingidos.
Após a abertura do negócio, você poderia ter outros objetivos importantes para ter como marco, além da conquista do primeiro cliente. Alguns exemplos podem servir de referência:
- Os primeiros 100 ou 1000 clientes
- O primeiro milhão de reais de faturamento
- A liderança do mercado
- A sede própria
- A primeira grande conta
- O primeiro prêmio do seu setor ou categoria
Lembre-se que você é quem deve criar os próprios objetivos e os exemplos citados não necessariamente se aplicam ao seu negócio. Porém, não basta apenas criar marcos. Você precisa ter uma estratégia para buscá-los.
Agora é com você. Quais são os seus objetivos? E como pretende comemorar quando cumpri-los?
Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.