Para atrair parcerias talentosas ao negócio e crescer, divida a pizza
Os empreendedores são conhecidos como pessoas fora do comum, que se diferenciam da maioria, lideram equipes e conseguem resultados acima da média, chegando ao sucesso com o próprio negócio.
É comum o candidato a empreendedor se inspirar em algum exemplo bem-sucedido e criar um modelo mental de pessoa que faz acontecer. Esses modelos criados na mente das pessoas geralmente são infalíveis e parecem que não são pessoas de carne e osso.
Talvez um dos aprendizados mais importantes do mundo do empreendedorismo é entender que o empreendedor solitário simplesmente não conseguirá fazer uma empresa crescer e se tornar um grande negócio.
Primeiro, porque é humanamente impossível alguém agir por conta própria quando a empresa cresce, já que as demandas são inúmeras e você é apenas um, por mais competente que seja.
Segundo, porque o sucesso como empreendedor decorre, dentre outras variáveis, do relacionamento e da rede de contatos que o empreendedor costura ao longo do seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional e o da sua empresa.
Esta rede serve para o empreendedor entender como alocar os melhores talentos na sua empresa nas várias etapas do processo de empreender. Às vezes, esses talentos estão fora da empresa, como é o caso dos parceiros comerciais, dos fornecedores, entre outros.
Mas, na maioria dos casos, os principais talentos precisam ser alocados no negócio em áreas chave conforme a empresa cresce e se tornam peças essenciais que criarão o alicerce necessário para que o empreendedor se dedique mais à estratégia do negócio e menos ao dia a dia.
Como fazer dos talentos seus parceiros
Atrair e reter talentos devem ser duas das principais atividades de qualquer empreendedor, mas poucos novatos dão a devida atenção a elas. Isso ocorre porque eles geralmente estão preocupados em colocar suas ideias em prática rapidamente e acreditam não ter muito tempo para tarefas que consideram não essenciais.
Os empreendedores mais experientes sabem, por aprendizado prático, que para reter os talentos identificados ao longo da jornada empreendedora não basta apenas oferecer uma boa oportunidade de emprego.
Se o objetivo é construir um time tão empreendedor quanto o fundador, você precisa dividir a pizza para fazê-la crescer, ou seja, deve oferecer mais que salário e benefícios. Por que não uma participação na sociedade? Assim, você não só reterá pessoas competentes ao seu lado, mas terá um belo trunfo para poder cobrar resultados de todos.
Quem topar o convite o fará pensando em criar algo grandioso sob sua liderança e estará comprometido com o futuro do negócio.