Todo empreendedor começa com menos dinheiro do que gostaria*
É natural que você queira começar seu negócio com o montante de recursos completamente definido e sem precisar de mais nada, pois assim não terá problemas futuros. Mas será que na prática é o que ocorre?
Infelizmente, não é bem assim… Na verdade, os empreendedores nem sempre planejam de forma adequada o início dos negócios e estimam de forma precária a necessidade de recursos. O que ocorre é que a partir da abertura efetiva da empresa a realidade mostra-se bem diferente que o cenário teórico imaginado pelo empreendedor.
E, mesmo que alguns saibam disso, não esperam até conseguir todo o recurso, preferem antecipar-se com agilidade e colocar o negócio para funcionar a levantar 100% do dinheiro que imaginam ser o montante necessário.
Empreendedor inexperiente imagina apenas cenários positivos
O problema chave a se analisar aqui é o erro ou a falta de planejamento. Principalmente quando o empreendedor é menos experiente, ele imagina apenas cenários positivos para o negócio, esquece fatores como sazonalidade, falta de experiência, marca desconhecida, competição acirrada e projeta receitas recorrentes mensais que não se mostrarão verdadeiras no início.
Neste caso, é importante criar cenários alternativos, principalmente o que nenhum empreendedor gostaria de enfrentar, mas que não pode esquecer-se de considerar: o cenário em que as vendas não ocorrerão na velocidade imaginada.
A partir daí, o empreendedor perceberá que precisará não só do recurso inicial, mas de um recurso extra para levar a empresa até o ponto de equilíbrio, quando a própria empresa gerará os recursos suficientes para manter as operações sem a necessidade de investimento externo.
E, no caso do empreendedor ter planejado adequadamente o negócio, definido o montante necessário para fazer o negócio sair do papel, o que o ocorre não é muito diferente.
Mesmo quando o empreendedor não obteve todo o recurso do qual precisa, ele se antecipa e cria o negócio na crença que conseguirá o dinheiro em etapas. Em tese o empreendedor não está errado, mas estará assumindo um risco calculado.
Ele sabe que terá caixa para manter a empresa por alguns meses e neste período terá de encontrar alternativas para atrair mais dinheiro para o negócio.
Ousar pode valer a pena
Porque isso acontece? Porque os empreendedores têm apetite pelo risco? Ou porque os empreendedores não querem deixar a oportunidade passar? A resposta é um pouco de cada coisa.
O cenário ideal, no qual o empreendedor define com clareza a necessidade de investimento do negócio e consegue este investimento, acontece com menos frequência. Por isso, mesmo que não tenha todo o recurso em mãos, pense se não vale a pena definir uma estratégia ousada e colocar o negócio para funcionar.
Mas cuidado, pois se a estratégia não funcionar, você pode quebrar a empresa antes de saber se ela realmente tinha potencial.
*Esta coluna foi escrita com base no livro “Empreenda quase sem Dinheiro“